10 de mar. de 2012

O que é a Física?


Física é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças. O termo vem do grego φύσις (physis), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava indistintamente muitos aspectos do mundo natural. A Física difere da Química ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria exata em geral, embora existam áreas que se cruzem como a Físico-química (intimidade da matéria). Desta forma, os físicos estudam uma vasta gama de fenômenos físicos em diversas escalas de comprimento: das partículas subatômicas das quais toda a matéria é originada até o comportamento do universo material como um todo (Cosmologia).
Como ciência, a Física faz uso do método científico. Baseia-se na Matemática e na Lógica para a formulação de seus conceitos.

Divisões

Um sistema de divisão da Física pode ser feito levando-se em conta a magnitude do objeto em análise. A física quântica trata do universo do muito pequeno, dos átomos e das partículas que compõem os átomos; a física clássica trata dos objetos que encontramos no nosso dia-a-dia; e a física relativística trata de situações que envolvem grandes quantidades de matéria e energia.
A divisão mais tradicional, no entanto, é aquela feita de acordo com as propriedades mais estudadas nos fenômenos. Daí temos a Mecânica, quando se estudam objetos a partir de seu movimento ou ausência de movimento, e também as condições que provocam esse movimento; a Termodinâmica, quando se estudam o calor, o trabalho, as propriedades das substâncias, os processos que as envolvem e as transformações de uma forma de energia em outra; o Eletromagnetismo quando se analisam as propriedades elétricas, aquelas que existem em função do fluxo de elétrons nos corpos; a Ondulatória, que estuda a propagação de energia pelo espaço; a Óptica, que estuda os objetos a partir de suas impressões visuais; a Acústica, que estuda os objetos a partir das impressões sonoras; e mais algumas outras divisões menores.

Curso a Distância de Qualificação em Tecnologia Digital


9 de mar. de 2012

Nova oferta para o curso Aluno Integrado 2012


A Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais - LabTime e apoio do Ministério da Educação/MEC e da Secretaria de Ensino Básico/SEB, está ofertando 3.600 (três mil e seiscentas) vagas, do Curso Aluno Integrado: Qualificação em Tecnologia Digital, para alunos do ensino médio, devidamente matriculados em qualquer escola da rede pública de ensino do Brasil. 

Este curso é gratuito e será ofertado na modalidade a distância, pela internet, com carga horária de 180 horas e certificado pela Universidade Federal de Goiás. 

Se você é aluno de escola pública, está cursando o ensino médio e tem interesse em complementar sua formação básica e a qualificação profissional na área de tecnologia digital, inscreva-se até o dia 26 de março para participar do processo seletivo. 

Mais informações no site: www.labtime.ufg.br

Notícia da Comunidade Aluno integrado

Ver notícia no e-Proinfo

e-Proinfo
http://e-proinfo.mec.gov.br/ eproinfo
MEC
http://www.mec.gov.br  
 

7 de mar. de 2012

EDITAL PARA A INSCRIÇÃO NO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2012.2


O Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, professor José Carlos Barreto de Santana, no uso de suas atribuições, RESOLVE abrir inscrições no período de 12 a 18 de março de 2012, para pedido de isenção do pagamento da Taxa de Inscrição no Processo Seletivo para Acesso ao Ensino Superior – ProSel 2012.2, nos termos a saber:
       
1. TOTAL DE VAGAS PARA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

O número de vagas para isenção total da taxa de inscrição no Processo Seletivo – ProSel 2012.2 corresponde a 2.500 (dois mil e quinhentos) candidatos. Estão excluídos desse total, os servidores efetivos da UEFS, da UESB, da UESC, da UNEB e seus dependentes diretos, que terão a isenção garantida.

2. CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO

Serão considerados os seguintes critérios para a concessão da referida isenção:
a) ter cursado as três séries do Ensino Médio ou equivalente, exclusivamente em estabelecimento da rede pública de ensino. Quanto à origem escolar, entende-se por estabelecimento da rede pública de ensino, tão somente, aquele que é criado e mantido pelos Governos Municipal, Estadual e/ou Federal;
b) não ter diploma de nível superior;
c) não estar matriculado em qualquer instituição de ensino superior;

3. SOLICITAÇÃO DA INSCRIÇÃO:

O candidato deverá seguir os seguintes passos para solicitar a inscrição:
a) requerer a isenção diretamente pela internet (lan house, ciber café e outros), acessar a página www.uefs.br, selecionar o link ProSel/Vestibular e clicar na opção ISENÇÃO; após isso,  preencher cuidadosamente a Ficha de Inscrição, de acordo com as determinações deste Edital e as indicações constantes no Formulário de Inscrição;
b)  imprimir o comprovante de inscrição para apresentação junto com a documentação exigida.

4. PREENCHIMENTO DO REGISTRO DE NOTAS

4.1. O candidato deverá informar as notas obtidas nas disciplinas de Português e Matemática, nas séries integralmente cursadas no Ensino Médio ou equivalente.
4.2. As notas dessas disciplinas serão consideradas numa escala de zero a dez pontos.
4.2.1  Na hipótese de não ser informada pelo Colégio/Escola a equivalência entre as escalas, as notas numéricas registradas no Histórico Escolar terão seus valores convertidos proporcionalmente à escala adotada pela Escola como correspondente à nota 10,00 (escala da UEFS).
      EX. 1: Numa escala de 0 a 100, a nota 45 deverá ser registrada como 4,50.
      Ex 2: Numa escala de 0 a 40, a nota 25 deverá ser registrada como 6,25.
      Ex 3: Numa escala de 0 a 5, a nota 3 deverá ser registrada como 6,00.
4.2.2.          Os resultados das avaliações registrados sob a forma de Conceito serão aceitos em consonância com o registro, no Histórico Escolar, da respectiva equivalência em notas.
4.2.3.          Se a Escola informar a correspondência entre conceito e escala numérica diferente da de 0 a 10, serão considerados os valores numéricos informados pela Escola, aplicando-se a equivalência constante no subitem anterior.
4.2.4.          As notas registradas sob a forma de conceito, que traduzem um intervalo de pontos, serão consideradas pela média aritmética dos pontos extremos do intervalo.
Ex 1: Um conceito Médio ou outro equivalente, abrangendo um intervalo entre 5,00 (cinco) e 7,00 (sete) pontos, será considerado como nota 6,00 (seis).
Ex 2: Um conceito Bom, ou outro equivalente, abrangendo um intervalo entre 80 (oitenta) e 90 (noventa) pontos, será considerado como média 85 (oitenta e cinco) e nota 8,50 (oito vírgula cinqüenta).
4.2.5.          Se a Escola não informar qualquer equivalência entre conceitos e pontos, valerá o seguinte, nas situações abaixo listadas:

a) A Escola adota um único conceito de aprovação (Aprovado ou outro equivalente), devendo ser registrado no Campo registro de Notas a nota 7,50 (sete vírgula cinqüenta), resultado da média entre 5,00 (cinco) e 10,0 (dez).
b) A escola adota dois conceitos de aprovação, deverá ser registrado:
8,75 para o conceito mais alto;
6,25 para o conceito mais baixo.
c) A Escola adota três conceitos de aprovação, deverá ser registrado:
9,17 para o conceito mais alto;
7,50 para o segundo conceito;
5,83 para o conceito mais baixo.
d) A Escola adota quatro conceitos de aprovação, deverá ser registrado:
9,38 para o conceito mais alto;
8,13 para o segundo conceito;
6,88 para o terceiro conceito;
5,63 para o conceito mais baixo.
e) A Escola adota cinco conceitos de aprovação, deverá ser registrado:
9,38 para o conceito mais alto;
8,50 para o segundo conceito;
7,50 para o terceiro conceito;
6,50 para o quarto conceito;
5,50 para o conceito mais baixo.
4.2.6. Se o candidato apresentar o Certificado do ENEM, deverá ser feita a conversão das notas com a seguinte fórmula:
Nota = (Nota do Enem – 400) + 5
                        120
Pegue a nota do Enem, diminua de 400, depois divida por 120 e adicione  5. O resultado é a sua nota convertida.

5. CRITÉRIOS DE DESEMPATE

5.1. Havendo maior número de solicitantes de Isenção do que o número de vagas estabelecido no item 1, o benefício será concedido prioritariamente ao solicitante que tenha obtido maior média aritmética nas disciplinas Português e Matemática, cursadas em todo o Ensino Médio, ou equivalente.
5.2. A média aritmética de cada matéria e a média aritmética global serão calculadas, respectivamente com três e quatro decimais significativas, com base nas notas informadas pelo solicitante.
5.3. Havendo mais de um solicitante com a mesma média e permanecendo o número de solicitantes superior ao número de isenções a serem concedidas, o benefício será atribuído àquele que apresentar, sucessivamente, a maior média aritmética em Português e Matemática.
5.4. Permanecendo o empate, será concedida a isenção da taxa a todos os candidatos assim empatados.

6. RESPONSABILIDADE DO SOLICITANTE

É de inteira e exclusiva responsabilidade do solicitante o completo e correto preenchimento da Ficha de Inscrição, especialmente o campo de Registro de Notas.
6.1. O solicitante perderá o direito à Isenção e terá a sua inscrição no ProSel cancelada a qualquer tempo, além de outras implicações legais, nos casos de fraude ou falsidade das informações declaradas, inclusive no registro de notas superiores às constantes no Histórico Escolar ou na declaração apresentada.

7. RESULTADO PARCIAL

Serão selecionados para entrega de documentos 3.500 (três mil e quinhentos) candidatos, obedecida a ordem de classificação, conforme o item 5 deste Edital. O resultado parcial será divulgado pela internet, no endereço www.uefs.br, no link ProSel/Vestibular até o dia 20 de março de 2012.

8. ENTREGA DE DOCUMENTOS

Os candidatos selecionados deverão apresentar à UEFS, no período 21 a 23 de março de 2012 no horário das 8:00 às 17:00 horas, na Sala de reuniões da PPPG, Prédio da Reitoria – Ala A, Térreo, no Campus Universitário, ou enviar pelo correio mediante Carta Registrada com AR (Aviso de Recebimento) para UEFS – Coordenação de Seleção e Admissão / Isenção 2012.2 - Av. Transnordestina, s/n – Novo Horizonte, Feira de Santana/BA, Cep: 44036-900, com fotocópia dos seguintes documentos:
 a) Documento de identidade que esteja em bom estado de conservação, expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (RG); carteiras expedidas pelos comandos Militares (para os próprios militares, e não para os seus dependentes); passaporte brasileiro e carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.), contendo impressão digital do portador e fotografia atual.
b) CPF.
c) Histórico Escolar do Ensino Médio ou documento equivalente, em papel timbrado, com carimbo contendo o nome por extenso e assinatura do diretor do estabelecimento ou do seu substituto legal. O Histórico Escolar, ou documento equivalente será analisado e os dados nele contidos serão comparados com as declarações da Ficha de Inscrição, especialmente no que se refere ao registro de notas.
Poderão ser dispensados de entrega de documentos, os candidatos que já entregaram em processos anteriores, conforme relação a ser divulgada no Resultado Parcial.
Após 120 (cento e vinte) dias da divulgação do Resultado Final da Isenção, os documentos entregues e/ou enviado à UEFS, serão incinerados.

9. PERDA DE DIREITO À ISENÇÃO

Perderá direito à isenção, o candidato selecionado que:
       a) deixar de atender às exigências estabelecidas neste Edital;
       b) possua formação em nível superior;
       c) estiver matriculado em qualquer instituição de nível superior;
       d) tenha sido contemplado com a Isenção no ProSel  de 2012.1.

10. RESULTADO FINAL

A relação final dos candidatos beneficiados com a Isenção será divulgada até o dia 12 de abril de 2012, na internet, através do site www.uefs.br no link ProSel/Vestibular.

INSCRIÇÃO NO PROSEL

A concessão da isenção não significa que o candidato esteja inscrito no ProSel 2012.2, devendo o candidato isento efetivar a sua inscrição no Processo Seletivo retromencionado, no período de 25 de abril a 17 de maio de 2012, através do site www.uefs.br, link ProSel/Vestibular, usando seu CPF.
NOTA: A não efetivação da inscrição excluirá o isento do Processo Seletivo.
12. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão para Acesso ao Ensino Superior (COPAES), na UEFS/PROGRAD/CSA, Av. Transnordestina, s/n – Novo Horizonte, Feira de Santana/BA, Cep: 44036-900 –  Telefones: (75) 3161-8224 / 3161-8030.

Feira de Santana, 02 de março de 2012.
José Carlos Barreto de Santana- Reitor

Centro Digital de Cidadania oferece cursos gratuitos na Biblioteca - BA


A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI) abre inscrições, nos dias 12 e 13 de março, para cursos gratuitos como forma de capacitação para usuários dos Centros Digitais de Cidadania (CDC).
Voltados para a empregabilidade de estudantes ou concluintes do ensino médio da Rede Pública, os cursos oferecidos são de Informática Básica e Internet, Língua Portuguesa, Interpretação e Escrita de Textos, Matemática Básica e Raciocínio Lógico. As 30 vagas disponíveis são para educação à distância e os alunos poderão ter acesso ao material de ensino através de qualquer computador conectado à internet. Quem não tiver computador em casa, poderá acessar o conteúdo nas máquinas disponíveis no CDC, que fica no térreo da Biblioteca.
Para se inscrever nos cursos, que tem início no dia 15 de março e vão até 20 de abril, os interessados devem preencher uma ficha informando seus dados pessoais e o curso escolhido. O preenchimento serve para declarar interesse e não garante a efetivação da inscrição.
As fichas deverão ser entregues pelos candidatos pessoalmente no CDC da Biblioteca, nos dias 12 e 13 de março. Para mais informações, enviar e-mail para: cdc.bpeb@gmail.com.
INSCRIÇÕES
Ficha de interesse: clique aqui para fazer o download.
Quando: 12 e 13/03, das 09h às 12h e das 14h às 17h.
Local: CDC da Biblioteca (térreo).
Documentação necessária: cópia do histórico escolar ou atestado de conclusão do ensino médio, comprovante de residência e carteira de identidade.
Quanto: Gratuito.

Petrobras vai investir R$ 320 milhões em 5 mil bolsas de estudo no exterior


Bolsas serão oferecidas por meio do programa Ciência sem Fronteiras


A Petrobras vai investir R$ 320,9 milhões no programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal. Os recursos serão destinados à concessão de cinco mil bolsas de estudo de graduação (2.754 bolsas) e doutorado (1.901 bolsas), na modalidade sanduíche – em que o aluno estuda no exterior por até 12 meses e retorna ao país para continuar o curso. Serão concedidas outras 345 bolsas de doutorado pleno, com duração de até 48 meses.

O valor aprovado inclui despesas referentes a passagem aérea de ida e volta, em classe econômica, auxílio instalação, seguro saúde e despesas com taxas escolares no exterior. Os alunos contemplados vão participar e desenvolver projetos relacionados à indústria do petróleo, gás natural, energia e biocombustíveis.

Os recursos são provenientes da cláusula de investimentos em pesquisa e desenvolvimento prevista nos contratos de concessão. Ela determina que as empresas petrolíferas concessionárias invistam em seus centros de pesquisa no Brasil, ou em instituições de pesquisa nacionais, 1% da receita bruta que obtêm nos campos de grande produção ou de alta rentabilidade (que pagam participação especial).

Para concorrer às bolsas

A previsão do governo para o programa Ciência sem Fronteiras é de oferecer 101 mil bolsas de estudo até o ano de 2015. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior pública ou privada em cursos considerados de áreas prioritárias para o programa. Também é necessário ter feito pelo menos 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter bom desempenho acadêmico.

A primeira seleção é realizada pela instituição de ensino na qual o estudante tem vínculo, em seguida a inscrição é encaminha para a Capes que envia a documentação para as instituições parceiras do exterior. Têm prioridade os candidatos que receberam prêmios em olimpíadas científicas.

As áreas prioritárias do programa são: engenharias e demais áreas tecnológicas; ciências exatas e da terra; energias renováveis; tecnologia mineral; formação de tecnólogos; biotecnologia; petróleo, gás e carvão mineral; nanotecnologia e novos materiais; produção agrícola sustentável; tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais; fármacos; biodiversidade e bioprospecção; tecnologia aeroespacial; ciências do mar; computação e tecnologias da informação; indústria criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); novas tecnologias de engenharia construtiva; biologia, ciências biomédicas e da saúde.

Mais informação sobre o programa podem ser obtidas no site www.cienciasemfronteiras.gov.br. As informações são do G1.

Secti oferece 600 vagas para cursos grátis - BA


Correio da Bahia - 04.03.2012 | Atualizado em 04.03.2012 - 08:17

A Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), em parceria com a Uneb, abriu 600 vagas para cursos gratuitos a distância (EaD), sendo 200 oportunidades para informática, 200 para língua portuguesa e 200 para matemática.

Os treinamentos são gratuitos e serão ministrados em 16 Centros Digitais de Cidadania (CDCs) de Salvador e Região Metropolitana (veja lista abaixo), entre 15 de março e 20 de abril. Podem participar alunos que estejam cursando ou sejam concluintes do ensino médio ou equivalente da rede pública de ensino. As inscrições serão realizadas nos dias 12 e 13 de março, nos próprios CDCs, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Salvador  Biblioteca Pública dos Barris; Congregação Batista Bariri (Engenho Velho de Brotas); Centro de Esporte, Arte e Cultura César Borges (São João do Cabrito); Colégio Senhor do Bonfim (Barris); CSU de Narandiba; Escola estadual Luiz José de Oliveira (Cajazeiras); Ilê Aiyê (Liberdade); LTECS (Mata Escura); Unidade de Polícia Pacificadora de Fazenda Coutos; Uneb Proex (Imbuí) e Unidade de Polícia Pacificadora do Calabar.

Simões Filho: Fundação Terra Mirim
Camaçari: Centro Social Urbano
Dias D´Ávila: Colégio Professor Altair da Costa Lima
Lauro de Freitas: Terreiro São Jorge Filho da Goméia
Pojuca: Prefeitura Municipal

Petrobras oferece 920 vagas para cursos gratuitos na Bahia - BA


Um curso gratuito e a oportunidade de acabar empregado na Petrobras ou em uma terceirizada que preste serviço para a estatal. Já começa nesta quarta-feira (7), a inscrição para o processo de seleção pública que o Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) vai realizar com o objetivo de atender a demanda futura por mão de obra da indústria nacional de petróleo e gás.
Serão oferecidas 11.671 vagas em 14 estados, para cursos gratuitos em categorias profissionais de níveis básico, médio, técnico e superior. Os estados incluídos no 6º ciclo de seleção pública do Prominp, com o respectivo número de vagas, são: Amazonas (562), Bahia (920), Ceará (212), Espírito Santo (387), Maranhão (130), Minas Gerais (180), Mato Grosso do Sul (708), Pernambuco (384), Rio de Janeiro (4.602), Rio Grande do Norte (485), Rio Grande do Sul (1.192), Santa Catarina (524), Sergipe (364) e São Paulo (1.021).
O edital, que será publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, estende até 12 de abril o prazo para inscrição dos candidatos. Para os cursos de nível básico, a inscrição custará R$ 25. Nos níveis médio e técnico, R$ 42. Para as categorias de nível superior, o valor será de R$ 63.

Exigências
Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado. As inscrições podem ser feitas no site do Prominp (http://www.prominp.com.br), ou nos postos de inscrição credenciados, listados no edital. O processo será executado pela Fundação Cesgranrio.
Existe a possibilidade de isenção da taxa de inscrição para candidatos portadores do Número de Identificação Social - NIS que declararem não possuir recursos financeiros para pagamento do valor. Para fazer jus à isenção da taxa de inscrição, os candidatos devem atender às condições listadas no edital e encaminhar a solicitação, até 18 de março, pelo site do Prominp.
As 11.671 vagas estão assim distribuídas: 7.335 para cursos gratuitos de nível básico; 3.706 para os de nível médio e técnico; e 630 para as categorias de nível superior. Em categorias específicas dos níveis médio e superior, há oferta de vagas para pessoas com deficiência (63).
Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 300 (cursos de nível básico), R$ 600 (níveis médio e técnico) e R$ 900 (nível superior).

Participação
A participação nos cursos não garante emprego aos alunos. Esta ação faz parte do Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQP) do Prominp que tem como objetivo melhorar a qualificação dos profissionais que serão aproveitados pelas empresas fornecedoras de bens e serviços do setor de petróleo e gás natural. Até o momento foram realizados cinco ciclos de qualificação com mais de 80 mil pessoas qualificadas.
Todas as informações sobre os cursos oferecidos nesta etapa de seleção podem ser obtidas no edital, que estará disponível para consulta e download nos sites do Prominp (http://www.prominp.com.br) e da Cesgranrio (http://www.cesgranrio.org.br).

Cronograma estabelecido no edital:
6/3 - Publicação do Edital
7/3 a 12/4 - Inscrições
7/3 a 18/3 - Inscrição de isentos
13/5 - Provas
14 e 15/5 - Prazo para recurso
6/6 - Divulgação dos resultados

FONTE: Bahia 247